Educação - Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Secretaria da Educação realiza abertura oficial dos 14º Jogos Estudantis Municipal – JEM 2024 no dia 24 de abril

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Educação, realiza no dia 24 de abril, às 8h, a Cerimônia de Abertura Oficial do 14º JEM 2024 - Jogos Estudantis Municipal. O evento será realizado no Ginásio Poliesportivo da Fundação Karnig Bazarian (FKB).

Neste ano a competição conta 13 modalidades, entre elas, duas novidades. A Dança, que já será apresentada no dia da abertura com as equipes escolares desenvolvendo a dança coreografada em grupo e o Mini Sumô, inserindo mais uma modalidade relacionada a unidade temática “luta”. Além disso, será realizado um dia inclusivo dedicado para as práticas corporais dos alunos com autismo, proporcionando um dia com mais tranquilidade para os alunos que necessitam de um maior suporte e têm uma maior sensibilidade à luzes e ruídos, com redução dos estímulos sensoriais.

O JEM mobiliza as 31 unidades escolares de ensino fundamental municipais com a participação de aproximadamente 8 mil alunos de 3º a 5º anos. As modalidades esportivas desenvolvidas são: tênis de mesa, damas, xadrez, atletismo, queimada, handebol, câmbio, futsal, basquete, cabo de guerra, e-games (Just dance e FIFA), dança e mini sumô, sendo que dentro do atletismo são desenvolvidos o salto, o arremesso, a corrida e a modalidade paralímpica de arremesso para cadeirantes.

O principal objetivo da competição é ressaltar a importância da atividade física para o bem-estar e saúde, física e mental, a socialização, a inclusão e incentivar a prática esportiva na educação física escolar, formando cidadãos protagonistas e atuantes em nossa sociedade assegurando, inclusive, o desenvolvimento de habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular - (BNCC) e Currículo Paulista.

A Fundação Karnig Bazarian (FKB) fica à Rodovia Raposo Tavares, km 162 – Vale San Fernando.