Conheça Itapetininga

Turismo

Com localização privilegiada no Estado, o que é estágio praticamente obrigatório para o desenvolvimento do potencial turístico de qualquer localidade, Itapetininga tem concentrado inúmeros visitantes que se encantam com nossas principais festividades religiosas, folclóricas, musicais e culturais, bem como com a rica história do município.

As origens do município se deram a partir da primeira povoação, que surgiu em torno de um antigo pouso dos bandeirantes, tropeiros e negociantes de animais, nas proximidades do Rio Itapetininga. Seu desenvolvimento começou por volta de 1750.

O local escolhido foi instalado oficialmente em 5 de novembro de 1770, com o nome de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga, onde também foi levantado um pelourinho.

O fundador do município, Domingos José Vieira, nasceu em Portugal por volta do ano de 1730, foi casado com Maria Nunes de Siqueira.

Itapetininga, a exemplo de outras cidades da região, também possui forte tradição tropeira enraizada em sua história. O local foi ponto de descanso dos tropeiros, que montavam ranchos e arraiáis para o pouso, antes de seguirem em direção ao Sul. Com o objetivo de preservar essa rica história, a cidade recebe, anualmente, no Recinto de Exposições Acácio de Moraes Terra, centenas de tropeiros com suas comitivas, que partem da cidade de Itararé rumo à Sorocaba.

Itapetininga está bem estruturada para receber seus visitantes, contando com hotéis de excelente qualidade em termos de atendimento e prestação de serviços, agências de turismo e linhas regulares de transporte para os principais centros do país. O lazer também é garantido na cidade, que conta com diversos clubes sociais, restaurantes típicos, praças e recantos de lazer, que complementam a estrutura oferecida.

Um dos pontos de lazer com grande potencial turístico do município é o Rio Itapetininga, localizado a sete quilômetros da cidade, com vários ranchos de pescaria e locais para descanso.

Itapetininga vem apresentando forte desenvolvimento econômico, principalmente devido a instalações de grandes indústrias que enxergam no interior de São Paulo a possibilidade de expansão de acordo com exigências da demanda.

O município ocupa uma área de 1767 km², sendo considerado o terceiro município do Estado de São Paulo em extensão territorial (IBGE) e localiza-se nas seguintes coordenadas geográficas: latitude 23º 35' 08" S /longitude 48º 02' 51" W.

Os municípios limítrofes, bem como suas distâncias são ao Norte: Guareí (à 34 km), e Tatuí (à 36 km); ao Sul: Capão Bonito (à 67 km), São Miguel Arcanjo (à 39 km) e Pilar do Sul (à 53 km); a Leste: Alambari (à 21 km), Capela do Alto (à 45 km) e Sarapuí (à 31 km); a Oeste: Campina do Monte Alegre (à 56 km), Angatuba (à 49 km) e Buri (à 76 km).

Diversas modalidades do turismo têm sido desenvolvidas no município de Itapetininga, abaixo elencamos algumas dessas modalidades:

  • Turismo Cultural e Religioso - Itapetininga conta com uma rica agenda de eventos anual que atrai turistas de toda a região. Estes visitantes chegam ao município em busca do contato direto com a história local e com as mais diversas manifestações artístico-culturais. As mais tradicionais festas religiosas e culturais realizadas são: 

- Circuito Cultural Paulista;

- Expomusic

- Festa da Cerejeira

- Festa do Divino

- Festa da Padroeira Nossa Senhora Aparecida

-Festa do Frango

- Festa do Milho

- Evento em Comemoração à Semana da Consciência Negra

- Espetáculo Teatral "A Paixão de Cristo"

- Festa em Louvor a Santa Rita de Cássia

- Festa de São João Batista

- Festa da Exaltação da Santa Cruz

  • Turismo Educacional - Itapetininga com sua educação de qualidade e sua localização privilegiada foi o primeiro município a ter uma escola normal do interior de São Paulo, por isso ganhou o cognome de "Terra das Escolas - Atenas do Sul". Atualmente recebe um grande público da região formado por estudantes que encontram na cidade ensino de qualidade. Entre outras instituições educacionais, destacam-se a Universidade Aberta do Brasil, a FATEC (Faculdade de Tecnologia), a ETEC (Escola Técnica "Prof. Edson Galvão") e o IFFT (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo). 

 

  • Turismo Rural - Itapetininga tem forte potencial turístico na área rural. O município possui fazendas com produtividade diversificada e reais condições de atrair turistas, principalmente das grandes metrópoles que procuram, vindo ao interior, locais de descanso e contato com a natureza. Muitas propriedades oferecem trilhas ecológicas, cachoeiras, nascentes e mata preservada. Outras ainda oferecem dormitórios, piscinas, campo de futebol e até playgrounds. Muitas delas têm acesso facilitado com estradas asfaltadas e bem sinalizadas, o que garante ao visitante passeios seguros e atraentes.

 

  • Turismo de Saúde - A cidade também se destaca no turismo de saúde. Tal atividade constitui-se pela movimentação decorrente da utilização de meios e serviços para fins médicos, exemplo Hospital Regional de Itapetininga e o Funcraf, referência estadual no tratamento de problemas crânio-faciais, de fala e audição, que recebe inúmeros visitantes de toda a região sudoeste paulista para consultas.
  • Turismo Comercial - Ao longo dos anos, Itapetininga tem se tornado grande pólo receptivo do turismo comercial da região. O comércio varejista se destaca contendo mais de 2.000 lojas e o município também abriga importantes marcas estaduais e nacionais, como por exemplo: Lojas Americanas, Extra, MCDonald's, Giraffas, Lojas Marisa, Lojas Centauro, entre outras.

 

  • Turismo de Negócios - Itapetininga também abriga diversas indústrias e empresas multinacionais que fazem o turismo de negócios ser desenvolvido no município, entre elas destacam-se: 3M do BrasilBaterias Moura, Duratex, Nishimbo do Brasil, Utilfertil Indústria e Comércio de Fertilizantes, Itograss. Isso se verifica pelas altas taxas de ocupação nos hotéis da cidade durante os dias da semana. O principal público que vem à Itapetininga com o intuito de desenvolver atividades comerciais e industriais se caracteriza por ser empresários, revendedores, engenheiros e comerciantes em geral.

 

Conheça também alguns dos nossos principais eventos:

 

  • Festival do Boteco - A primeira edição do evento foi realizada em 2008 com o objetivo de apresentar ao público a rica culinária local. É realizado anualmente durante o período carnavalesco e conta também com diversas manifestações artísticas. É uma excelente opção para as famílias que passam o Carnaval na cidade, já que o ambiente é familiar e voltado para todos os públicos.

 

  • Festival Sertanejo Teddy Vieira - Trata- se de um concurso musical na modalidade festival, realizado anualmente visando manter viva a memória do compositor Teddy Vieira, nascido em Itapetininga no ano de 1922. É considerado um dos compositores mais famosos do Brasil, tendo deixado mais de 200 composições gravadas. Sem dúvida sua principal obra foi a música "Menino da Porteira", um sucesso sertanejo regravado inúmeras vezes.

 

  • Circuito Caminho Paulista das Tropas - A rota resgata a bela história dos tropeiros, os quais ainda hoje encontramos exercitando a sua missão pelos distantes pontos do nosso país. Graças ao trabalho desses homens, perpetuam-se informações sobre a tradição tropeira, seus usos, costumes e até a medicina popular de diversas comunidades das mais distantes regiões brasileiras.

Anualmente a cidade de Itapetininga recebe os participantes em um expressivo evento chamado "Cavalgada Itararé - Sorocaba", em que é refeito o trajeto original dos tropeiros.

 

  • City tour- É realizado durante os principais eventos turísticos que acontecem no município. Com encenação de fatos históricos, os visitantes podem conhecer os diversos pontos turísticos do patrimônio cultural local. Os passeios são feitos com guias criativos e qualificados, preparados para interagir com o público.

 

  • Feira de Artesanato de Itapetininga- Local onde os mais talentosos artesãos itapetininganos têm a oportunidade de expor seus trabalhos, mostrando aos munícipes e turistas o que de melhor Itapetininga pode oferecer na rica cultura artesanal.

A feira teve início na  Praça  Marechal  Deodoro da Fonseca,  mais conhecida como  Largo  dos  Amores - centro da cidade - e até hoje está no mesmo local.

 

  • Expo Agro- Desde 1995 a Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Itapetininga, a ExpoAgro, é realizada anualmente pelo Sindicato Rural de Itapetininga, com o apoio de uma forte e competente comissão organizadora, sempre com a colaboração da Prefeitura Municipal de Itapetininga, da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, bem como com o importante apoio da FAESP - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de são Paulo e do SENAR-AR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

O evento recebe expressivo número de visitantes todos os anos. Em 2010 o número aproximado foi de 350 mil.

A Expo Agro defini-se como uma grande vitrine divulgando a cidade         de forma engrandecedora pelo Brasil a fora, nos caminhos do desenvolvimento do agronegócio.