Início

 

Plano Municipal de Educação 2015

Chegou a hora de estados e municípios elaborarem seus planos. O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE), trabalha para apoiar os diferentes entes federativos no desafio de alinhar os planos ao PNE.

Itapetininga já deu inicio aos trabalhos. Foi feito a nomeação de uma equipe técnica para a elaboração do documento base, contendo diagnóstico, metas, estratégias e indicadores municipais para proposta. No dia 05 de maio, a Secretaria Municipal de Educação promoveu reunião com os diretores das escolas municipais, com o objetivo de sensibilizar para que os mesmos multipliquem para as suas comunidades as informações. Com base na gestão democrática – sendo um processo participativo que envolve debates entre pessoas com diferentes concepções da realidade educacional, na definição de novos rumos, novas diretrizes, metas e estratégias. Portanto, estamos com as inscrições  para participação de diretores, professores e pais de alunos de cada segmento, infantil e fundamental, até o dia 13 de maio e os interessados poderão se inscrever na unidade escolar, com o intuito de formar uma Comissão Coordenadora, que juntamente com a Equipe Técnica irão elaborar cronogramas de trabalho para plenárias.

Os munícipes de Itapetininga poderão dar sugestões na elaboração e revisão do Plano Municipal de Educação (PME). O plano local será implementado ainda neste semestre, como exigência à Lei Federal 13.005/14, que criou o Plano Nacional de Educação (PNE). O documento vai apontar as metas educacionais para Itapetininga por um período de 10 anos.

“O Plano Municipal de Educação é um compromisso, uma garantia de que as metas precisam ser cumpridas, independente de quem estiver à frente do governo municipal. Ultrapassa um governo a outro.”