Meio Ambiente - Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Secretaria de Meio Ambiente e alunos de arquitetura e urbanismo realizam plantio de árvores no Central Parque 4 L

No último sábado, dia 20 de abril, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e alunos do 2º e 3º Semestre de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Anhanguera realizaram um plantio de árvores nativas no bairro Central Parque 4L.

A ação realizada teve como objetivo introduzir alunos para um olhar de atenção e para a revitalização de áreas verdes do bairro.

O plantio de árvores nativas é escolhido com base em análises criteriosas, onde há o estudo da área a ser realizado o plantio, sendo próximo de uma Área de Preservação Permanente - APP, na região do córrego Ribeirão Cachoeirinha.

O local conta com árvores de bom sombreamento, criando uma opção de área de lazer para os moradores e, com a vegetação complementar, futuramente o espaço se tornará um "bioma urbano".

Além de integrar a grade curricular dos estudantes, a ação teve como objetivo a melhoria da qualidade ambiental e de vida da população da região, contribuindo com aspectos ambientais, ecológicos, sociais, estéticos e paisagísticos.

É necessário, também, que o planejamento seja participativo, realizado com a contribuição da população local. Além disso, é fundamental realizar sempre a manutenção tanto dos indivíduos arbóreos plantados, quanto das áreas verdes já existentes e dar sempre preferência a espécies nativas na realização dos plantios.

Quando o cidadão utiliza o espaço ele não deixa que outras pessoas danifiquem ou descuidem do local e, além de beneficiar o meio ambiente, a ação beneficia o bairro, tornando-o mais agradável e limpo.